Cases

Construímos parceria de sucesso com nossos clientes em busca de impactos positivos no negócio

Através dos nossos projetos e ao longo dos anos pudemos construir cases de sucesso com nossos clientes. Temos cases em diversos setores e que combinam nossos serviços para uma entrega personalizada e cuidadosa.

Cases

Contribuindo para um planejamento sucessório mais robusto em uma empresa familiar

Contexto e desafio

Trata-se de uma empresa com mais de 60 anos de tradição, que iniciou suas atividades em Belo Jardim, Pernambuco. A empresa cresceu e se consolidou no mercado, tornando-se uma das maiores fabricantes de baterias automotivas na América do Sul. Ao longo dos anos, a empresa passou por diversas transformações, ampliando sua atuação e investindo em novas tecnologias.

Nossa parceria teve início no ano de 2021 e o objetivo inicial da empresa era investir em um projeto de mapeamento de perfil do seus executivos, bem como dos familiares participantes dos conselhos para ajudá-los no autoconhecimento e também na identificação de suas potencialidades.

Além disso, a ideia era subsidiar os conselhos de informações relevantes sobre seus profissionais, bem como trabalhar no desenvolvimento deles para estarem preparados para os desafios atuais e futuros da companhia.

Soluções

Participaram do projeto diretores executivos e conselheiros da terceira geração. Nesse projeto tivemos as seguintes etapas:

  • Reuniões de entendimento da história da companhia, aprofundamento da sua cultura e dos seus valores e compreensão da estratégia atual e os desafios futuros do negócio;
  • Assessments individuais robustos com duração de 5 horas e com aplicação de ferramentas psicométricas para compor a análise do consultor;
  • Relatórios individuais escritos por um consultor para cada profissional;
  • Reuniões de feedback e sessão de construção de plano de desenvolvimento individual;
  • Relatórios de análises coletivas mostrando dados dos diferentes grupos avaliados, com as principais características do grupo, bem como conclusões e recomendações que contribuem para tomada de decisão e gestão do grupo;
  • Reuniões de apresentação para os conselhos, com discussões detalhadas tanto de cada um dos indivíduos, como dos resultados coletivos. Nessas reuniões pudemos aprofundar os pontos que foram levantados nas reuniões iniciais.

Resultados

Através desse trabalho a Saad Co. pode proporcionar:

  • Aos indivíduos, um processo personalizado e profundo de autoconhecimento, o que acelera o desenvolvimento individual;
  • Para a empresa, a consultoria entregou uma série de informações robustas tanto individuais como coletivas que contribuem para que a organização esteja mais preparada para os seus desafios atuais e futuros;
  • Para o RH, sugestões de planos de ação para contribuir com a gestão estratégica de talentos;
  • Para a família, a oportunidade de discussões relevantes sobre o presente e o futuro do negócio, e as ambições dos seus conselheiros e membros das diferentes gerações.

Construindo uma estratégia de talentos mais robusta em uma Private Equity Firm

Contexto e desafio

Uma das maiores organizações gestoras de investimentos alternativos e Private Equity do Brasil, com mais de 30 anos de experiência em gestão de ativos e presente em alguns dos principais polos financeiros ao redor do mundo. Pioneira na América Latina, com sócios experientes no mercado financeiro nacional e internacional. Conta com equipes de profissionais de excelente nível técnico e estratégico das mais diferentes áreas e expertises presentes nas suas investidas, atuantes na identificação das melhores oportunidades e na expansão de seus investimentos, visando os máximos retornos aos seus investidores. Nossa parceria se iniciou em 2017 e já realizamos cerca de 300 trabalhos de assessment e coaching realizados para Sócios, CEO’s, Operating Partners, MDs, Diretores e Heads.

No ano de 2021 criamos junto ao cliente o projeto potencial e sucessão. O objetivo desse projeto foi mapear o perfil de mais de 200 profissionais, identificando suas potencialidades e pontos de desenvolvimento. Através desse projeto contribuímos com o autoconhecimento e desenvolvimento dos indivíduos e para a companhia com dados para elevar o patamar da estratégia de pessoas.

Esse projeto teve um impacto extremamente positivo e foi incorporado na estratégia anual de talento, sendo um processo que ocorre anualmente na empresa.

Soluções

Participaram do projeto Sócios, CEO’s, Operating Partners, MDs, Diretores e Heads das diversas estruturas globais dessa organização. Nesse projeto tivemos as seguintes etapas:

  • Reuniões de alinhamento e planejamento do projeto junto ao cliente;
  • Kick-off com RH, participantes, gestores e sócios para alinhamento conceitual, metodológico e compartilhamento da estratégia do programa. Essa foi uma forma de engajar os stakeholders envolvidos;
  • Análise de potencial individual e coletiva, dependendo do cargo, com aplicação de ferramentas psicométricas;
  • Relatórios individuais escritos por um consultor para cada profissional;
  • Reuniões de feedback com a participação do gestor para discutir a construção dos planos de desenvolvimento individuais;
  • Relatórios de análises coletivas mostrando dados dos diferentes grupos avaliados. Tivemos divisões por cargo, por área e por empresa. Esses relatórios contribuem para a gestão e para desenho de ações coletivas;
  • Mapa de sucessão para RH com recomendações da consultoria em termos de potencial.

Resultados

Através desse trabalho a consultoria proveu ao cliente uma série de dados robustos sobre cada indivíduo e também sobre suas áreas do negócio para uma gestão mais estratégica de talentos. Além disso, tivemos a oportunidade de oferecer a cada um dos participantes uma experiência profunda de assessment, com consultores especializados e que contribuíram para o desenvolvimento desses profissionais.

Nos diferentes níveis e posições avaliados, foi possível identificar e concluir:

  • Os principais pontos de força e de desenvolvimento dos indivíduos em relação ao estilo de liderança e da tomada de decisão, quais as preferências em termos de time, em relação a cultura organizacional e relações interpessoais;
  • Mapa de sucessão com identificação do potencial para qual função na estrutura organizacional e em quanto tempo, levando em conta também o perfil e porte da empresa investida;
  • Apresentamos também os profissionais com risco de perda, dificuldade de reposição e as pessoas chaves;
  • Através desse projeto tivemos a participação de todos os principais líderes do negócio discutindo seus talentos, conhecendo o perfil de cada um e entendendo melhor como desenvolver e explorar seus potenciais;
  • Contribuímos com o fornecimento de dados que agregaram valor na tomada de decisão para movimentações internas que trouxeram benefícios para as pessoas e para a companhia.

Projeto de transformação cultural em escritório de advocacia

Contexto e desafio

Escritório de advocacia de alta performance, fundado há 30 anos e com reconhecimento expressivo no mercado brasileiro, sendo um dos maiores escritórios do Brasil. Está presente nas principais capitais brasileiras e mundiais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Nova Iorque e Londres. Hoje atua em mais de 40 áreas/práticas e trabalha oferecendo soluções estratégicas e inovadoras para os mais complexos e diferentes problemas aos seus clientes.

Iniciamos a parceria com o escritório em 2017 e desde então realizamos diversos projetos de assessment, coaching, treinamentos e workshops para os seus profissionais de liderança, executivos e advogados.

Em 2021 e 2022 tivemos a oportunidade de desenvolver um projeto com o objetivo de mapear cada uma das práticas do escritório e seus diferentes aspectos culturais, com isso, construímos também um mapeamento organizacional. Através desse diagnóstico pudemos trabalhar com as lideranças na conscientização de seus papéis como influenciadores da cultura e na construção das transformações culturais que impactariam no desenvolvimento do negócio.

Soluções

O projeto não era apenas um diagnóstico, mas o objetivo foi ampliar e aprofundar a compreensão dos porquês e razões que estavam fazendo as pessoas terem determinadas percepções e visões sobre a organização e o que poderia ser feito para contribuir com a transformação do negócio.

Para essa construção, em cada prática do escritório, foram realizadas as seguintes etapas:

  • Reuniões de sensibilização e alinhamento sobre o projeto;
  • Pesquisa online com todos os sócios e advogados da prática, auxiliares e estagiários jurídicos;
  • Entrevistas individuais com uma amostragem mínima de 25% do total de pessoas da prática;
  • Elaboração de materiais de análise coletiva com os principais diagnósticos e dados;
  • Workshops com todas as lideranças para construção de planos de ação e definição das principais necessidades de mudança.

Resultados

Participaram, no geral, mais de 800 profissionais do escritório, entre sócios, advogados, assistentes jurídicos e estagiários. Foram entrevistadas individualmente cerca de 310 pessoas.

De posse dessas informações levantadas e estudos, tivemos como resultado desse trabalho:

  • 100% dos sócios dedicando mais de 10 horas para discussão da estratégia de pessoas da prática;
  • 100% dos sócios definiram planos de ação específicos para o desenvolvimento da sua prática e mitigação das questões presentes, trazendo impacto na mudança cultural do escritório;
  • Criação de um espaço de fala seguro para que todos os profissionais pudessem expor suas opiniões e percepções sobre o escritório e sobre sua prática;
  • Definição de recomendações gerais para o escritório como um todo que puderam influenciar tomadas de decisão para contribuir com a transformação cultural do escritório.

Identificação de drivers do negócio e construção de cultura de confiança em empresa global de bebidas

Contexto e desafio

Companhia global de fabricação de bebidas destiladas, com sede em Londres e mais de 20 anos de existência. A empresa comercializa seus produtos em 180 países e tem representação em 80 países. No total são mais de 36 mil funcionários e quase 13 bilhões de reais em receita. Essa empresa é uma das clientes mais antigas da Saad Co. e a parceria existe desde 2012. Ao longo desses anos tivemos a oportunidade de desenvolver trabalhos de assessment, coaching e desenvolvimento de liderança com os principais executivos da companhia.

Em 2018 recebemos a solicitação para desenvolver um trabalho com o CEO e seus reports diretos, para futura disseminação a todos os líderes da companhia. O time é composto por executivos seniores e os principais desafios eram:

  • Criar comprometimento e cultura de confiança entre os membros do time, para que eles pudessem disseminar esse aspecto para as demais lideranças da organização;
  • Construção de cultura de “high performance team” por toda a companhia.

Soluções

Nós conduzimos uma série de entrevistas de diagnóstico individuais com membros da equipe para explorar a dinâmica e as causas subjacentes de como a equipe estava operando.
Isso nos forneceu:

  • Clareza sobre como o time estava operando e a visão de cada um sobre como o time deveria operar;
  • Insights sobre as dinâmicas psicológicas e de comportamento dos membros do time que poderiam estar os impedindo de resolver as questões;
  • Compreensão das expectativas e das motivações de cada indivíduo com relação ao projeto.

Após o levantamento de informações e ao longo dos últimos dois anos temos conduzido workshops com o time de liderança principal e com o time formado por volta de 100 líderes que compõe o segundo e o terceiro escalão da companhia. Esses trabalhos abordaram os seguintes temas:

  • Confiança;
  • Conflito;
  • Comprometimento;
  • Responsabilidade;
  • Resultados, metas e objetivos;
  • Feedback;
  • Vulnerabilidade;
  • Propósito;
  • Regras de funcionamento e pactos.

Resultados

De forma geral, o trabalho foi avaliado pelos participantes com nota 9 (range de 1 a 10) o que indica a satisfação do time com o trabalho.

Como resultados desse trabalho tivemos:

  • Possibilidade de auxiliar o time a criar uma cultura de confiança, com prática de feedback e desenvolvimento de um propósito comum;
  • Ways of working;
  • Definição e acompanhamento dos planos de ação definidos no início dos trabalhos;
  • Metas específicas e compartilhadas;
  • Compromissos para gerar confiança;
  • Forças e pontos de desenvolvimento do time;
  • Coletamos feedbacks do N-2, o que ampliou a visibilidade desse time para os demais líderes da companhia. Isso demonstrou abertura e vulnerabilidade, ampliando a confiança deles em relação ao time de executivos;
  • Ao longo desse período pudemos perceber a evolução do time tanto no relacionamento entre eles, como na forma de se colocar com seus times diretos e na companhia como um todo.

Compreensão das necessidades futuras do negócio para alinhamento cultural – Empresa global de serviços de informação

Contexto e desafio

Uma companhia global com mais de 125 anos de existência, 37 cidades e 17 mil funcionários. A empresa está no Brasil há mais de 50 anos e tem mais de 3 mil funcionários. Nossa parceria existe desde 2013 e ao longo desses anos pudemos desenvolver uma série de trabalhos de assessment, coaching, desenvolvimento de liderança e implantação da metodologia de potencial para avaliação, recrutamento e desenvolvimento de pessoas.

No ano de 2018 tivemos a oportunidade de desenvolver um projeto no Brasil com o CEO e seus reports diretos. Esse projeto surgiu em conversas e discussões ao longo de nossa parceria.

Para essa demanda os principais desafios eram:

  • Discutir e definir características de cultura futura de liderança para a organização;
  • Debater e concluir sobre as transformações que cada área organização sofreria no longo prazo, bem como as implicações dessas transformações, tanto no perfil dos líderes como na cultura organizacional;
  • Identificar perfil dos líderes atuais e ajustes necessários para a entrega da ambição futura.

Soluções

O projeto teve a duração de 24 meses. Ele foi composto pelas seguintes atividades:

  • Entrevistas individuais longas com todos os membros do time de liderança;
  • Entrevistas pontuais com líderes de áreas específicas influentes na cultura geral;
  • Workshops para discussão das características do time, ampliação da integração dos membros e criação da estratégia do FY seguinte;
  • Trabalho individual de apoio a cada um dos N-1 líderes para tomada de consciência de perfil pessoas e criação e acompanhamento de plano de trabalho para sua evolução pessoal e do seu time.

Resultados

De forma geral, o trabalho foi avaliado com notas 8 e 9 pela maioria dos participantes.

Como resultados desse trabalho tivemos:

  • A ampliação dos vínculos de confiança e a integração entre os membros;
  • A discussão da estratégia e as metas para o próximo FY, com plano de ação para mudança estratégica e de cultura;
  • Criamos pactos, ways of workings e regras para manutenção das transformações obtidas.

 

Cultura de liderança para integração de negócios em grupo de empresas do setor de turismo

Contexto e desafio

Grupo nacional que atua no setor de turismo, com sede no Brasil. A história do grupo começou a ser oficialmente projetada em 2009, quando a empresa foi adquirida por uma das maiores empresas de Private Equity do mundo. O grupo teve como origem uma empresa nacional fundada em 1972. O grupo foi formalizado em 2015. Com a aquisição de diversas outras marcas distintas do segmento de viagens de férias e lazer, corporativas e relacionadas a intercambio no exterior, por meio de lojas físicas, plataformas digitais e agências multimarcas, o grupo soma com mais de 100 anos de expertise no setor.

No total são mais de 13 milhões de clientes atendidos por ano, com 17 bilhões em reservas, 1.400 lojas franqueadas e 12 mil agências de viagens parceiras com receita de mais de 1 bilhão de reais.

Essa empresa é cliente da YSC há 5 anos, onde temos contribuído para um trabalho de mudança cultural e integração de negócios e líderes após a aquisição de outras empresas no Brasil e no Exterior.

Em 2017 fomos convidados a participar dessa jornada de transformação e de criação de uma marca e cultura única, chamada CVC Corp.

Soluções

Para esse trabalho tivemos soluções combinadas onde utilizamos desde ferramentas de mapeamento cultural e de time, entrevistas com os principais executivos da companhia e discussão sobre as estratégias futuras do negócio. Realizamos 120 processos de assessment para mapeamento do perfil dos líderes, bem como 13 processos de coaching de líderes de primeiro escalão. Isso nos forneceu:

  • Compreensão sobre o contexto atual e ambição futura do negócio.
  • Insights sobre o perfil dos líderes, potencial e características individuais.
  • Dados diversos sobre o negócio.

Após o levantamento de informações pudemos construir relatórios analíticos sobre o negócio como um todo e suas diferentes áreas.

Conduzimos reuniões com os principais líderes de 8 negócios do grupo para apresentação dos materiais conclusivos e liderança de discussões sobre o perfil atual dos líderes da companhia, as características culturais presentes e como isso se conectava com as ambições e estratégias futuras do negócio.

Resultados

Como resultado desse trabalho tivemos:

  • Possibilidade de fornecer ao negócio um mapeamento geral dos líderes da companhia, tanto em termos de potencial, como de perfil e características individuais;
  • A companhia fez um investimento grande em seus líderes, o que contribuiu para o engajamento das pessoas com a empresa;
  • Os participantes do projeto puderam receber um mapeamento de perfil, compreendendo melhor suas forças e pontos de desenvolvimento;
  • Entregamos relatórios analíticos e gerenciais do negócio como um todo e por áreas, trazendo dados concretos para as tomadas de decisão na integração dos novos negócios;
  • O projeto contribuiu para a criação de uma cultura focada no desenvolvimento de pessoas.

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