A tecnologia
tem que servir
e reverenciar
o ser humano
e não o
contrário
Os instrumentos foram desenvolvidos pela Saad Co. com base em estudos científicos do comportamento humano, já comprovados, de quem atua há mais de 30 anos no mercado de consultoria de recursos humanos.
Instrumento que identifica a percepção de cultura de uma companhia e faz o matching com as preferências individuais das pessoas.
Instrumento utilizado para mapear o ambiente organizacional e o contexto de uma área ou empresa em termos de liderança e gestão de pessoas. O People Index auxilia na criação de planos de ação identificando pontos fortes e aspectos com necessidade de desenvolvimento.
Instrumento que mapeia a percepção dos principais stakeholders de um indivíduo para contribuir com seu autodesenvolvimento. Ele também auxilia à empresa na gestão dos talentos.
É um instrumento o que identifica a atividade física preferida do indivíduo e aumenta as chances da não desistência.
Ferramenta que avalia a percepção dos participantes de um grupo sobre o time e faz o matching com as preferências individuais.
Cultural Index é um instrumento de vanguarda no mercado de assessment, que utiliza como base o cruzamento de preferências em relação a ambientes, indicadas por pessoas, com análise de características ambientais corporativas, identificadas por um grupo de funcionários e/ou dirigentes de determinadas empresas.
Utiliza-se de indicadores que levam em consideração características ambientais definindo a cultura de uma organização e as preferências de um indivíduo que juntos apresentam o matching entre a empresa e um indivíduo, o que torna a inclusão e experiência de um novo integrante mais assertiva.
O Cultural Index fornece uma lista de perguntas cientificamente definidas e o respondente de forma simples seleciona a resposta de acordo com a sua percepção, vivência e experiência.
O instrumento analisa as combinações das perguntas e respostas e através das devidas ponderações e análises científicas, apresenta um gráfico indicando os fatores e preferências que definem o alinhamento de uma empresa e das pessoas em relação à cultura.
Existem dois tipos de questionário:
Diagnóstico Da Cultura Organizacional: A interpretação final da empresa é feita de forma automática pelo sistema que leva como base a combinação em relação ao resultado de cada resposta dada pelos participantes em nome da empresa.
Diagnóstico Do Indivíduo: A interpretação final do indivíduo também é feita de forma automática pelo sistema e leva como base suas próprias preferências em relação as 7 características analisadas.
Matching: Combina os gráficos da pessoa e da empresa e analisa a pontuação das respostas e assim permite analisar a similaridade e diferenças entre as preferências indivíduo e a cultura da empresa.
ESTILO DE COMUNICAÇÃO: Refere-se à forma como a equipe se comunica e expressa sua opinião
PROCESSOS: Aqui analisamos de que forma a equipe reage às regras, processos e como lidam com os problemas e soluções
ABERTURA A MUDANÇA E INOVAÇÃO: Diz a forma sobre como fazemos as coisas por aqui e como atuamos frente às novas oportunidades
LIDERANÇA: Refere-se à forma de delegação, apoio e direcionamento necessário para atender aos objetivos
ESTILO DE TRABALHO: Como está o alinhamento e entendimento em relação aos projetos, forma de agir e responder aos desafio
FOCO NA ESTRATÉGIA: Identificação de como a estratégia é composta, a visão da equipe em relação ao foco ser no presente ou no longo prazo
ESTILO DE AMBIENTE: Como o ambiente reage à realidade e à necessidade de executar as tarefas
Os relatórios são introduzidos com conceitos importantes sobre cultura e sobre o instrumento, além de explicar as características analisadas e o processo de diagnóstico cultural.
O Relatório Empresa apresenta um gráfico com o resultado da empresa e traz um diagnóstico descritivo em termos das 7 características culturais.
O Relatório Indivíduo traz um diagnóstico descritivo de suas preferências em termos das 7 características culturais
O Relatório Matching cruza os elementos culturais e comportamentais do indivíduo e da empresa e faz a comparação entre indivíduos mostrando os diferentes graus de aderência, a fim de facilitar o entendimento e a adequação do profissional à cultura da organização.
O People Index é uma ferramenta criada para mapear a percepção dos profissionais de uma empresa em termos da liderança, do clima organizacional, das relações entre as pessoas e das políticas e práticas da empresa. As perguntas podem ser personalizadas e criadas de acordo com cada companhia. A ferramenta é 100% online e confidencial.
É um instrumento que auxilia a empresa na identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um integrante da equipe durante certo intervalo de tempo. A partir dele, é possível analisar a postura profissional, o conhecimento técnico, a relação com os parceiros de trabalho e necessidades individuais para melhor aproveitamento do potencial.
A avaliação 360° permite à empresa um momento de reflexão e direcionamento sobre os desafios que deverão ser cumpridos por todos os integrantes de um time. Ela também permite que os indivíduos tenham informações concretas para direcionar seu desenvolvimento.
Através dela as pessoas terão um plano detalhado dos desafios e o que devem fazer para auxiliar a organização no cumprimento do esperado. Além disso, contarão com a percepção de todos como apoio ao desenvolvimento individual.
No modelo 360 haverá uma percepção sobre:
O instrumento é adaptável conforme a necessidade da empresa. As perguntas são totalmente configuráveis conforme definidas pelo cliente. A empresa define quais perguntas devem estar contempladas e envia as listas de avaliados e avaliadores.
Todo o processo é administrado pela Saad Company :
Os relatórios da Avaliação 360 são personalizados. O cliente pode definir as competências que quer analisar, a forma (por ano, por cargo etc) e até mesmo as perguntas.
Pode tanto seguir nosso modelo de relatório quanto personaliza-lo !
Além disso, ele inicialmente compara resumidamente a resposta da autoavaliação do indivíduo com as respostas que as outras pessoas deram a respeito do indivíduo.
Depois compara as avaliações detalhadamente mostrando qual foi a nota que cada pessoa que respondeu o formulário deu para o indivíduo avaliado.
Por fim, no final do relatório é possível colocar também perguntas abertas para serem respondidas, como “ Que concelhos você daria para essa pessoa para o próximo ano?” e qual pergunta você achar necessário, lembrando que tudo pode ser feito de maneira personalizada.
O SPRIX é um instrumento de avaliação individual, desenvolvido a partir de estudos científicos da Psicologia e da Educação Física que identifica e traz à consciência do indivíduo a atividade física mais próxima à sua motivação e que pode ajudá-lo a aumentar as chances de não desistência.
É uma ótima oportunidade para promover ao indivíduo o autoconhecimento para motivá-lo e engajá-lo para melhora da qualidade de vida, saúde física e mental. Para as organizações ele ajuda a mapear sua equipe, ter dados para investir de forma assertiva em programas de qualidade de vida e bem-estar, saúde mental e apoio a redução da sinistralidade.
A partir de estudos e análises da área de Educação Física e baseado em conceitos já comprovados sobre o comportamento humano, são analisadas 7 características que identificam as preferências motivacionais dos indivíduos:
Cada indivíduo que responde a esse instrumento recebe um relatório individual com o seu perfil detalhado, contendo informações sobre IMC, sedentarismo, dicas de programas de qualidade de vida melhor horário e uma lista de quais atividades físicas combinam com seu perfil.
O relatório corporativo vem com uma análise qualitativa da equipe em relação as práticas, oportunidades e principais diagnósticos com sugestões de atividades possíveis para programas de qualidade de vida de acordo com sua população. Assim, a empresa pode contratar e executar ações que terão maior engajamento da sua equipe.
O Team Index é um instrumento que avalia a percepção dos participantes de um mesmo grupo em relação a 7 categorias que indicam questões relacionadas a sua maneira de interagir e se comportar como um time e é baseado em estudo científico do comportamento humano através de pesquisas sobre o tema.
A ferramenta fornece uma lista de perguntas cientificamente definidas e de forma simples, a partir de uma leitura rápida o respondente seleciona a resposta de acordo com a sua percepção, vivência e experiência.
Após as respostas o instrumento analisa os resultados e através das devidas ponderações e análises científicas apresenta um gráfico indicando o perfil do time e os resultados individuais dos candidatos ou colaboradores.
Existem dois tipos de questionário:
Os resultados gerados para equipe contemplam um mapeamento do perfil do time e os resultados para os indivíduos geram um diagnóstico de perfil de cada pessoa.
Com essa análise queremos encontrar pontos de similaridade e distanciamento para elaboração de plano individual de desenvolvimento.
Trabalhos de desenvolvimento de equipe
Informações relevantes para contratação, onboarding ou transição
Dados para gestão de times dentro de uma empresa
Dados para trabalhos de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal
CONFLITO: A categoria de conflito identifica o estilo preferido pelo s indivíduos para a discussão de assuntos polêmicos ou difíceis. Há grupos mais abertos onde o conflito é mais explícito, e há grupos que privilegiam o consenso preferindo o esforço de busca de um alinhamento entre os membros evitando desentendimentos
VULNERABILIDADE: A categoria de vulnerabilidade é aquela que indica o quanto as pessoas sentem que há um ambiente favorável para reconhecer seus próprios erros, pedir ajuda quando necessitam, admitir seu próprio nível de conhecimento sobre um determinado tipo de assunto, comportando-se de maneira espontânea e genuína frente a todos do grupo. Essa categoria também indica quando as pessoas se sentem à vontade para falar de si mesmas de forma aberta e transparente.
TOMADA DE DECISÃO: A categoria de tomada de decisão avalia se os indivíduos preferem tomar decisões ágeis, resolver problemas e seguir em frente, ou se eles têm um estilo mais reflexivo, onde a tomada de decisão pode ser precedida de muita reflexão e análise.
ESTILO DE COMUNICAÇÃO: A categoria de estilo de comunicação trata de questões relacionadas a preferência dos indivíduos em termos da comunicação. Mapeia se ela é aberta e direta, ou se as mensagens são passadas de maneira mais subjetiva ou indireta.
RESULTADOS: A categoria de resultados traz a preferência das pessoas em relação a foco em resultados. Há indivíduos que apreciam que seu time tenha foco nas metas gerais e coletivas. Em outros casos, a preferência é onde o foco é mais na somatória dos resultados individuais.
ABERTURA A MUDANÇAS: A categoria de abertura à mudanças destaca questões como a possibilidade de “quebrar regras”, lidar com as mudanças de forma positiva e implementá-las. Além disso, identificamos a forma como os indivíduos trabalham no dia a dia, se levam em consideração mais o planejamento fiel ou conseguem ir se ajustando conforme a necessidade.
EMOCIONALIDADE: A categoria de emocionalidade visa identificar o estilo de indivíduos em relação ao ambiente que preferem conviver. Há pessoas que focam em ambientes mais racionais e outras que apreciam um ambiente mais emocional. Há indivíduos que privilegiam a lógica e outros que preferem em primeiro plano a emoção.
O Relatório Empresa apresenta uma introdução com as 7 características analisadas, o resultado geral e o diagnóstico corporativo descritivo. Além disso, são identificados os pontos de similaridade e distanciamento entre o time, mostrando os resultados dos indivíduos comparado com o resultado da empresa dentro das características analisadas.
O Relatório Indivíduo traz um diagnóstico descritivo de suas preferências em termos das 7 características analisadas.
O Relatório Matching gera gráficos das 7 características comparando os resultados do indivíduo com os resultados da empresa e traz um diagnóstico descritivo.